6 de abr de 2016

Ciência - O Soco Mais Poderoso!

author photo
O post de hoje vai ser BEM diferente do convencional. Hoje vamos falar um pouco de (SCIENCE, BITCH!) ciência! É, mais especificamente, a física. Sim, aquela matéria que, provavelmente, te mandou pra recuperação por causa de Cinemática, Leis de Newton, Termodinâmica (<3), Eletricidade (essa linda) e tal. Mas, relaxem e aproveitem.

O tema principal do post de hoje vai ser uma discussão sobre quem dos heróis, tanto da DC e da Marvel, é capaz de ter o soco mais poderoso. "Mas titio Marvin, é óbvio que é o Superman!", "Não, é o Hulk!", "Não é o Capitão América #TeamCap", calma, calma, CALMA! Tá, o escoteiro da DC tem todos aquele poderes fantásticos, além de ser uma tanque de guerra praticamente (Henry Cavil, o ator dos atuais filmes, também é, eita menino monstro!), só para detalhe inútil, o Super já carregou um planeta na marra... Mais de uma vez. O Hulk dispensa explicações né? Nosso querido amigo verde já conseguiu unir duas placas tectônicas (Cicatriz verde). Mas, gente, Capitão América não chega nem perto, por favor.

Voltando ao assunto. Para conseguirmos desenvolver o quão poderosos são nossos queridos, eu vou usar o Superman e o Hulk :

























como heróis base de cada universo, já que, são os mais poderosos. Se for levar em consideração apenas o poder mostrado na HQ, é possível saber que o Super é o mais poderoso, DE LONGE, já que, se ele passar umas três horas no Sol, vai ter absorvido energia o bastante para dizimar sabe-se lá quantas galáxias. Porém, e se eu disser, que, graças a física real, nenhum dos dois tem o soco mais poderoso, mas sim o nosso querido... FLASH! Sim, ele, o rapaz que corre rapidinho, magrelo e MUITO mais fraco fisicamente em comparação? 




Sim, ele mesmo, o velocista escarlate, o raio vermelho, etc. Tudo por causa de uma linda teoria da física publicada em 1905 chamada Teoria da Relatividade Restrita, por Albert Einstein. Ela diz, basicamente que o topo da velocidade limite do universo, é a velocidade da luz [300 milhões de m/s ou 3x10^8 m/s, aproximadamente (vou chamá-la de c daqui para frente)] e que, para que um corpo consiga chegar nessa velocidade, a sua energia cinética (Ek), ou seja, energia de movimento, deve ser infinita. 



Definido por isso aqui.

Porém, como a velocidade tem um limite, resta para a massa aumentar, pois Qualquer coisa multiplicado pelo infinito, é infinito! Basicamente, Einstein diz o seguinte: se você aumenta sua velocidade, sua massa aumenta junto. Se colocarmos a massa em função da velocidade fica isso:


Onde (m0) é a massa do corpo em repouso e (v) é a velocidade do corpo. Confuso né? Vou por em termos mais simples, quanto mais rápido você vai, mais massa você adquire, ou seja, se quanto mais próximo da velocidade da luz, mais pro infinito sua massa tende a ir.



Por que qualquer coisa dividido por 0, na matemática, vai ser igual ao infinito, basicamente. Só para constar, toda massa aqui, a gente vai considerar a massa do punho, tá? 

Depois de toda a explicação, vamos as comparações: vamos assumir que o topo da velocidade do Super e do Hulk seja em torno de 70% da velocidade da luz. Se aplicarmos lá naquela primeira fórmula, vai dar para notar que a energia vai ser alta, bem alta, mas nada muito... BOOOOOOM ao que vem mais pra frente. Considerando que o punho do Flash seja em torno de meio quilo (0,5 kg), e que ele esteja a... 90% da velocidade da luz, e energia do punho dele seria em torno de... 50 vezes a bomba de Hiroshima. Sim, aquela nuclear de 1945. Aproximadamente 99% de (c), o nosso amigo escarlate conseguiria dar um soco com energia 4x MAIOR a do meteoro que extinguiu os dinossauros! E, um simples detalhe: o Flash consegue ULTRAPASSAR a velocidade da luz.

Porém, todo esse poder, tem um contraponto: como a velocidade limite do universo é a da luz, caso o Flash ultrapasse, significa que ele estará tão rápido que não será possível mais ser visto, e muito menos compreendido, já que, caso ela seja ultrapassada, entrará em um outro universo com outras leis que desobedece esse conhecido, ou seja, ele passará a ser problema da Mecânica Quântica. tem um vídeo de um trecho do episódio da Liga da Justiça - Sem Limites que mostra isso:





Ah, só para explicar o porquê do nome: como eu disse la em cima, se a velocidade dele for igual à da luz, a massa do Flash se tornará infinita, daí o nome.


Bom, espero que tenham gostado, e entendido. Caso não, a sessão de comentários está aí exatamente para me dizer se curtiram, ou não, e me perguntar o que não entenderam. Só uma dica depois desse post: caso não queiram virar uma partícula invisível, intangível e inaudível, não quebrem a barreira da luz... Haha



Sobre o Autor:
Marvin Marvin. (Quase) Engenheiro, e entusiasta dessa maravilha que é a Física. BTW, ONDAS GRAVITACIONAIS!
Proxima Proxima
Anterior Anterior