-->

27 de dez. de 2015

Projetos de Ano Novo

author photo


2016 já está virando a esquina... Esse é momento em que muitas pessoas começam a fazer uma retrospectiva das coisas que ocorreram (e não ocorreram), das metas cumpridas (e não cumpridas) durante o ano. E é aí onde eu quero chegar!

Você não perdeu os 10 quilos, não fez aquela viagem para fora do país e muito menos ficou entre os melhores alunos da classe. Falta de oportunidade, dinheiro, empenho? Talvez, mas eu apostaria em: falta de organização e planejamento!

Esse ano eu tive uma consulta com uma psicóloga, e no final do atendimento ela me passou uma espécie de "atividade"; Nesses últimos tempos (contaminada pelo espírito de fim de ano) eu andei gastando algumas duchas pensativas, relembrando uma única coisa que eu prometi concretizar esse ano e completei 90% dela.

Pois bem, juntando tudo isso eu bolei uma forma de fazer com que essas "metas de ano novo" sejam levadas mais a sério, por isso lhes apresento: os Projetos de Ano Novo!

Basicamente, o que é preciso fazer é passar uns minutinhos a mais para criar suas resoluções, e pra que entenda melhor eu separei em etapas:
1- Escolha o que você quer para o ano que vem
 Esse é o passo que é feito nas listas normais. Simplesmente escolha as coisas que você quer realizar, ou que não conseguiu no ano anterior e quer uma nova chance. Para exemplificar vou usar o famoso desejo de perder peso.
  
2 - Pense nas razões que te levaram a essas escolhas
Por exemplo, suponhamos que uma das suas metas seja perder 20kg. Mas, por que você quer perder peso? pode parecer óbvio para muitas pessoas, mas outras não fazem ideia de explicar os motivos que as levaram a querer alcançar certo objetivo, outros possuem, mas são muito vagos e/ou fúteis (agradar alguém, modismo).
 De acordo com o modelo, algumas das razões poderiam ser: ser mais saudável, melhorar a autoestima, ter mais animo para trabalhar ou exercer outras atividades.

3 - Pense nas consequências dessas metas na sua vida (positivos x negativos)
Praticamente tudo que escolhemos possui pós e contras, seja um móvel novo para a casa, ou até a mudança para outro país. E é ao analisar esses aspectos que decidimos se algo é mesmo o que queremos ou não. E é claro que para o nosso caso não seria ser diferente!
Voltando ao exemplo: você finalmente descobriu porque quer perder aquela medida. Agora é hora de pensar o que você ganhará, e o que você perderá junto com a gordura (terei que aposentar a forma de fazer coxinhas, mas poderei participar de maratonas, e quem sabe ficar entre os primeiros colocados... Terei que gastar tempo malhando, mas pelo menos vou caber naquela roupa que vi na vitrine semana passada).

4 - Trace planos para alcançar seus objetivos
Essa é a etapa-chave se você quer mesmo mudar. Não adianta criar folhas e mais folhas dizendo o que quer mudar em si mesmo, se não sabem como fazer isso. Então, use esse momento para criar um plano, tudo que precisa ser feito para que esse seja o ano da mudança.
Para perder peso, pode ser necessário entrar em uma academia, fazer consultas com nutricionista, comprar suplementos, comer nos horários corretos, levar lanches saudáveis para a escola/trabalho, dentre outras coisas.

Eu acho que com essas dicas você pode melhorar, e muito, o seu jeito de lidar com desafios, mudanças. Pois quando se planeja, se conquista. Eu meio que esse projeto (se você criou ou fez algo do tipo antes de mim, por favor diga nos comentários para eu corrigir o post) então eu ainda não testei, e pretendo por em prática nesse novo ano, junto com você. Daqui um ano talvez eu volte a fazer outro post contando sobre o meu ano, se meus planos deram super certo ou terrivelmente errado. E espero ler comentários de vocês fazendo o mesmo <3
Mas e aí? Como é o seu jeito de se organizar e concretizar seus planos? Deixa um comentário aqui em baixo explicando que eu vou adorar ler! 




Proxima Proxima
Anterior Anterior