-->

20 de mar. de 2017

As 09 Principais Doenças que Afetam a Saúde da Mulher

author photo

No dia 8 de Março é comemorado o Dia das Mulheres! Essa data é importante, pois homenageia todas as mulheres e mostra um pouco de suas lutas para conquistar o espaço que tem hoje.

Eu e a Rosi preparamos um artigo para deixar esse dia ainda mais especial, para você mulher conhecer as principais doenças que afetam as mulheres e assim cuidar mais da saúde.

1.Endometriose

A endometriose é um problema que afeta o útero da mulher - o local onde um bebê cresce quando uma mulher está grávida. Endometriose é quando o tipo de tecido que normalmente a linha do útero cresce em outro lugar. Pode crescer nos ovários, atrás do útero, nos intestinos, ou na bexiga. Raramente, cresce em outras partes do corpo.

Este tecido extraviado pode causar dor, infertilidade, e períodos muito pesados. A dor é geralmente no abdômen, parte inferior das costas ou áreas pélvicas. Algumas mulheres não têm sintomas, e ter dificuldade em engravidar pode ser o primeiro sinal de que têm endometriose.

2.Miomas Uterinos

Os fibroides uterinos são os tumores não cancerosos mais comuns em mulheres em idade fértil. Os fibroides são feitos de células musculares e outros tecidos que crescem dentro e ao redor da parede do útero. A causa dos miomas é desconhecida. Os sintomas dos fibroides incluem
Períodos pesados ​​ou dolorosos ou sangramento entre períodos.
Sentindo-se "cheio" no abdômen inferior.
Urinar frequentemente.
Dor durante o sexo.
Dor na região lombar.
Problemas reprodutivos, tais como infertilidade, abortos múltiplos, ou início do trabalho de parto.
Mas algumas mulheres não terão nenhum sintoma. É por isso que é importante consultar o seu médico para exames de rotina.

3.Câncer Ginecológico

Cancro ginecológico é qualquer câncer que começa em órgãos reprodutivos de uma mulher. Os cânceres ginecológicos começam em diferentes lugares dentro da pelve de uma mulher, que é a área abaixo do estômago e entre os ossos do quadril.

O câncer cervical começa no colo do útero, que é a extremidade inferior e estreita do útero.
O câncer de ovário começa nos ovários, que estão localizados em cada lado do útero.
O câncer uterino começa no útero, o órgão em forma de pera na pélvis de uma mulher onde o bebê cresce quando uma mulher está grávida.
O câncer vaginal começa na vagina, que é o canal oco, tipo tubo, entre o fundo do útero e a parte externa do corpo.
O câncer vulvar começa na vulva, a parte externa dos órgãos genitais femininos.

4.HIV / AIDS

HIV e Aleitamento Materno
O HIV pode ser transmitido através do leite materno, de modo que as mães que têm HIV não devem amamentar seus bebês.
O HIV é o vírus da imunodeficiência humana. O HIV afetam as células específicas do sistema imune (chamadas células CD4). Ao longo do tempo, o HIV pode destruir tantas dessas células que o corpo não pode combater a infecção mais.
O corpo humano não pode se livrar do HIV - o que significa que uma vez que uma pessoa tem o HIV, ele ou ela tem para toda a vida. Não há cura neste momento, mas com cuidados médicos adequados, o vírus pode ser controlado. O HIV é o vírus que pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida, ou AIDS.
 AIDS é o estágio tardio da infecção pelo HIV, quando o sistema imunológico de uma pessoa é severamente danificado. 

HIV em mulheres

As mulheres que estão infectadas com o HIV geralmente recebem por ter relações sexuais com um homem que está infectado ou por compartilhar agulhas com uma pessoa infectada.

Mulheres Grávidas 

Todas as mulheres grávidas devem conhecer seu estado HIV. As mulheres grávidas HIV-positivas podem trabalhar com os seus prestadores de cuidados de saúde para garantir que os seus bebês não contraiam o HIV durante a gravidez, parto ou após o parto (através do leite materno).

É possível que uma mãe tenha HIV e não o espalhe para seu bebê, especialmente se ela sabe sobre seu status de HIV cedo e trabalha com seu médico para reduzir o risco.

5.Cistite Intersticial

A Cistite Intersticial (CI) é uma condição crônica da bexiga, resultando em desconforto ou dor recorrentes na bexiga ou na região pélvica circundante. Pessoas com IC geralmente têm inflamado ou irritado paredes da bexiga que pode causar cicatrizes e rigidez da bexiga. O CI pode afetar qualquer pessoa; No entanto, é mais comum em mulheres do que em homens.
Algumas pessoas têm alguns ou nenhum dos seguintes sintomas:
Abdominal ou desconforto pélvico leve.
Micção frequente.
Um sentimento de urgência para urinar.
Sensação de pressão abdominal ou pélvica.
Dor intensa na bexiga ou na região pélvica.
Dor abdominal inferior grave que se intensifica à medida que a bexiga urinária enche ou se esvazia.

6.Síndrome do Ovário Policístico (SOP)

A síndrome do ovário policístico ocorre quando os ovários de uma mulher ou as glândulas adrenais produzem mais hormônios do que o normal. Um resultado é que os cistos (sacos cheios de líquido) se desenvolvem nos ovários. As mulheres que são obesas são mais propensas a ter SOP. As mulheres com A síndrome estão em maior risco de desenvolver diabetes e doenças cardíacas.
Os sintomas podem incluir
Infertilidade.
Dor pélvica.
Crescimento excessivo do cabelo na face, no peito, no estômago, nos polegares ou nos dedos dos pés.
Calvície ou queda de cabelo.
Acne, pele oleosa ou caspa.
Pele escura ou preta espessada.

7.Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)

DSTs são infecções que você pode pegar por ter relações sexuais com alguém que tem a infecção. As causas das DSTs são bactérias, parasitas e vírus. Existem mais de 20 tipos de DSTs.
A maioria das DSTs afeta homens e mulheres, mas em muitos casos os problemas de saúde que causam podem ser mais graves para as mulheres. Se uma mulher grávida tem uma DST, pode causar sérios problemas de saúde para o bebê.

Se você tem uma DST causada por bactérias ou parasitas, seu médico pode tratá-la com antibióticos ou outros medicamentos. Se você tem uma DST causada por um vírus, não há cura, mas a medicação antiviral pode ajudar a controlar os sintomas.
Às vezes os remédios podem manter a doença sob controle. O uso correto de preservativos de látex reduz muito, mas não elimina completamente o risco de pegar ou espalhar DSTs.

8.Violência Sexual

Violência Sexual (SV) é um problema significativo em todos os lugares. Refere-se à atividade sexual onde o consentimento não é obtido ou livremente dado. Qualquer pessoa pode experimentar, mas a maioria das vítimas é do sexo feminino.
A pessoa responsável pela violência é tipicamente do sexo masculino e geralmente é alguém conhecido da vítima. A pessoa pode ser, mas não está limitada a, um amigo, colega de trabalho, vizinho ou membro da família. O objetivo final é parar a violência sexual antes que ela comece.

A violência do parceiro íntimo (IPV) é um problema de saúde pública grave e evitável que afeta milhões de pessoas. O termo violência de parceiro íntimo descreve danos físicos, sexuais ou psicológicos por parte de um parceiro atual ou ex-cônjuge. Este tipo de violência pode ocorrer entre casais heterossexuais ou do mesmo sexo e não requer intimidade sexual.

9. Obesidade
A obesidade não é um problema exclusivamente feminino mas é com certeza um dos problemas mais preocupante para as mulheres, além de ser um problema de saúde e também de beleza estética.
A obesidade traz consigo vários riscos a saúde em um nível mais elevado como a obesidade II e III, em que a pessoa passa a ter pressão alta, diabetes tipo 2, colesterol, inchaço, fadiga e outros.
A maioria das pessoas obesas são devido à má alimentação e sedentarismo, isso complica outros riscos a saúde da mulher como câncer de mama, outros cânceres, distúrbios menstruais, cólicas, dor de cabeça, osteoporose e outros.
Isso porque, pesquisas já demonstraram que alimentação incorreta e falta de atividade física aumenta os riscos de todas as doenças citadas e a não mudança de hábito compromete o resultado do tratamento. Inicie com um bom plano diário como uma boa dieta para emagrecer e exercícios leves.


Proxima Proxima
Anterior Anterior